domingo, 1 de agosto de 2010

Poupar Electricidade em Casa

Existem muitas maneiras de poupar electricidade em casa. Algumas de carácter comportamental, que poderá implicar algumas mudanças de hábito (mais difíceis de implementar) mas outras de carácter mais técnico, logo mais simples pois assim implementadas a poupança acontece mantendo o hábito normal face à utilização de energia. Começando pela medida que é para mim a mais simples de implementar.
Medida - Ajustar a potência contratada face às reais necessidades de habitação.
A potência contratada é um custo fixo que todos nós temos quando pagamos a factura da luz. Este custo tem a ver com a quantidade de electricidade que os nossos electrodomésticos em casa necessitam quando estão a funcionar no máximo. Por experiência, verifico muitas pessoas têm potência a mais face ao que realmente necessitam e por isso têm um custo superior na factura da luz. Por norma a factura é sempre cerca de 6 euros mensais acima do que realmente é necessário. a diferença não é muita mas corresponde a 72 euros por ano, e como diz o ditado, grão a grão...
Como verificar a potência necessária
O exercício implica verificar nos electrodomésticos, a potência de cada um que se encontra ou no manual do mesmo ou nas etiquetas que se encontram coladas em cada electrodoméstico. A título de exemplo:
Potência do Forno: 2500w
Potência do frigorífico: 500w
Potência da televisão: 200w
Potência da máquina de lavar: 500w
isto significa que a potência contratada poderia ser a soma da potência de todos os utensílios que se ligam à electricidade, mas isso não seria a potência óptima, pois os electrodomésticos nunca estão ligados ao mesmo tempo e a utilizar a potência máxima.
Só para vos dar a minha situação real. Tenho a minha potência contratada em cerca de 3,45kVA (encontra-se detalhado na factura da luz) e posso ter o forno ligado, as luzes (sala, quarto,...), o frigorífico, a fritadeira, o computador. Nunca tive necessidade de adaptar os meus hábitos de utilização dos electrodomésticos a esta potência. Esta potência corresponde somente a 5,16 euros por mês!!

SUGESTÃO - VEJAM NA VOSSA FACTURA A POTÊNCIA, E PERCAM ALGUM TEMPO A VER SE PODEM REDUZIR A MESMA, ISTO GERA UMA POUPANÇA REAL NA FACTURA DA LUZ. TENTEM REDUZIR A REFERIDA, SOLICITANDO ESSA REDUÇÃO AO VOSSO FORNECEDOR DE ELECTRICIDADE

Sem comentários:

Enviar um comentário