quarta-feira, 28 de julho de 2010

A cultura da Poupança - o que é

Desde sempre foi-me incutida a necessidade de poupar. A poupança eficiente não é algo que se faça só com situações pontuais. O poupar implica algum esforço, esforço esse constante. Por esta forma é que eu chamo o poupar como uma cultura que se cultiva no dia a dia.
Neste momento que se vive no nosso país em concreto mas também em todo o Mundo, decidi criar este espaço onde se possam partilhar experiências de medidas que se tomam no dia-a-dia no âmbito de poupar, por forma a garantir que se consegue chegar no final do mês cumprindo uma regra fundamental - deve-se gastar MENOS do que se ganha - . É com esta regra que se cumpre e no médio/ longo prazo de arranjam uma almofada para suportar momentos que sejam de maiores desafios.
Existem muitas maneiras de poupar, uma mais difíceis de implementar que outras, mas neste blogue tenho como objectivo apresentá-las todas para que cada um possa implementar as que achar mais conveniente.
Muitas pessoas nem se apercebem, mas deixem-me deixar-lhes já aqui uma ideia para pensarem: Quantos de vós a 20min./30min. de chegarem a casa e com sede decidiram comprar logo uma garrafa de água. Aí está um comportamento de poupança que, embora pareça controverso, faz todo o sentido. Por muita sede que um adulto (sim nesta situação refiro-me a adultos saudáveis) tenha, aguenta sempre mais 30 minutos. Assim poupa mais de 1 euro por uma garrafa de água ao beber essa mesma água em casa. A este tipo de comportamento chamo um comportamento de poupança.
Nota - Este mesmo blogue encontra-se com o fundo a preto pois é mais eficiente em termos de consumo de energia. As páginas em branco fazem com que o computador consuma mais energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário