domingo, 22 de agosto de 2010

Como Poupar electricidade - Parte 2

No âmbito da redução de custos com electricidade em casa e, após apresentar uma solução que reduz de uma só vez e continuamente a factura de electricidade (ver mensagem – Como reduzir os custos com electricidade), eis que indico algumas sugestões para redução do custo. Atenção que estas redução já são mais difíceis de implementar pois implica uma potencial mudança de comportamentos. E todos nós sabemos o quão difícil é mudarmos os nossos comportamentos, a nossa rotina. No entanto garanto-vos que o mais difícil é mudar o comportamento na fase inicial pois assim que entrarmos na rotina, acaba por não custar muito.

1. Quando uma pessoa se está a arranjar no quarto, use a luz natural, abrindo o estore. Aqui é preciso garantir que existem cortinados que permitam garantir a privacidade.

2. Na casa de banho, se existir uma partição das lâmpadas por área da casa de banho, utilize somente a luz correspondente à área que vai utilizar.

3. Não deixe a luz acesa em locais onde não é necessária. Esta é uma situação onde existe um grande desperdício, pois as pessoas normalmente não prestam grande atenção às luzes que ficam acesas, sem necessidade de estarem acesas.

4. Utilize uma extensão eléctrica com um botão para permitir desligar por completo todos os equipamentos que ficam em stand by, ou que, mesmo desligados, têm sempre uma luz com que faça que exista algum consumo. Com este utensílio, pode-se facilmente (num só botão) desligar todos os equipamentos (televisão, leitor de dvd, aparelhagem, computador, etc, etc).

5. Na cozinha utilize somente a luz na área onde está a trabalhar. Planeie os alimentos do frigorífico de forma a minimizar o número de aberturas deste electrodoméstico. Coloque por exemplo todos os alimentos que necessitam ir para o frigorífico no mesmo sítio e no momento de colocar no frigorífico (se por exemplo terminou de cozinhar), é só abrir o frigorífico e colocar todos os alimentos que se encontram nesse específico local.

6. Utilize programas de rápida duração nas máquinas de lavar roupa e louça. Faça o teste e verifique que os programas de rápida duração são eficazes.

7. Na compra de electrodomésticos, adquira aqueles que apresentam uma maior eficiência energética (A ou A+). Embora estes electrodomésticos sejam mais caros, rapidamente esse valor fica pago com a poupança de energia realizada no decorrer da sua utilização. Nas televisões, não adquira televisões de plasma, mas sim LCD’s. Os televisores de Plasma consomem muita energia na sua utilização.

8. Realize a calaftagem das janelas. Este é um projecto que pode fazer e que não necessita a mão de obra de um profissional. Basta comprar fita de calaftagem num retalhista de produtos de bricolage, e aplicá-la directamente nas junções da janela (este link explica como realizar esta tarefa: http://casa.hsw.uol.com.br/como-instalar-calafetacao2.htm ). A calaftação das portas e janelas contempla diversas vantagens; veda mais as janelas, minimizando perdas de calor/ frio; aumenta o conforto interior através da insonorização; diminui possíveis detritos (pó) que entra da rua para casa. Este é um processo que não acarreta grandes investimentos e que tem diversas vantagens.

9. Utilize a seu favor os estores das janelas. No Verão, para tentar conservar a temperatura interior, desça os estores para não aumentar a temperatura dentro de casa. No Inverno faça o inverso, permitindo que o Sol aumente um pouco a temperatura interior.

10. Se tiver no fogão placas eléctricas ou de vitrocerâmica, optimize a utilização do calor das mesmas. Este tipo de fogão, se uma pessoa não tiver atenção, apresenta muitas perdas de calor pois mesmo após se ter desligado, a placa continua a emanar calor. Desta forma, tente desligar um pouco antes de acabar de cozinhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário